Voluntariado na UTAD

Imagem de ação de voluntariado Imagem de ação de voluntariado Imagem de ação de voluntariado Imagem de ação de voluntariado Imagem de ação de voluntariado

As instituições de ensino superior, para além do ensino e investigação, desenvolvem programas de extensão universitária que visam reforçar a ligação entre a universidade e a comunidade.

O Voluntariado Universitário é um projeto sem fins lucrativos que tem por objetivo a criação de uma Bolsa de Voluntariado, em contexto universitário.

Os três principais objetivos do Voluntariado Universitário são: a sensibilização para a responsabilidade social; a formação e enriquecimento pessoal dos participantes; e a integração em projetos ou outras atividades da universidade ou de outras instituições com e sem fins lucrativos.

O projeto de voluntariado na UTAD pretende criar uma oportunidade e contribuir para a integração dos estudantes no mercado de trabalho, através da aquisição de experiências e competências transversais exigidas pelo empregador, bem como promover a cidadania ativa e o saber estar na sociedade, participando de uma forma livre e organizada na solução de problemas que afetam a sociedade em geral (decreto lei 389/99 de 30 de setembro).

A Bolsa de Voluntariado Universitário permitirá fazer a interface entre a oferta de voluntários e a sua procura por parte da UTAD e de outras instituições da comunidade parceiras deste projeto.

Áreas de atuação:

  1. Saúde;
  2. Acompanhamento social;
  3. Trabalho com crianças;
  4. Trabalho com idosos;
  5. Promoção da educação;
  6. Ecologia e Ambiente;
  7. Cultura;
  8. Ações internacionais;
  9. Logística e administração;
  10. Angariação de fundos;
  11. Gestão de projetos;
  12. Divulgação e imagem;
  13. Trabalho com animais;
  14. Outros.